Como aumentar muito as chances de ganhar dinheiro com suas artes

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com suas artes e desenhos pela internet. Vários sites comentam brevemente sobre cada uma dessas alternativas mas ainda sim fica muito genérico e sem muito detalhe pois focam em mostrar todas possibilidades existentes.

Nesse post vamos escolher uma delas e explicar a fundo, do começo ao fim, como fazer isso bem feito, de forma que aumente as probabilidades de você conseguir de fato alguma coisa com sua arte. A opção que escolhemos foi: vendê-las em produtos físicos ao redor do mundo.

Basta seguir esse checklist:

  1. Escolher a plataforma
  2. Selecionar temas que vão estar em alta
  3. Criar as artes
  4. Listar
  5. Divulgar
  6. Repetir o processo desde o passo 2.

Abaixo detalhamos melhor esses pontos e adicionamos algumas observações.

A plataforma

Como comentamos anteriormente, existem várias formas de ganhar dinheiro com suas artes: vendendo elas individualmente, através de freelance, criando um blog, canal do youtube ou estampando elas em produtos e ganhando por cada venda.

Nessa última maneira o artista foca em montar um bom portfolio de produtos e aos poucos começar a ganhar fama e gerar receita com eles. Existem várias plataformas que oferecem esse tipo de serviço, onde você coloca sua arte e ela já fica disponível para ser vendida em diversos produtos, uma dessas plataformas é a ArtishUp que oferece o Studio ArtishUp, permitindo que o artista ganhe dinheiro com a venda de produtos físicos com sua arte.

Por que achamos que a ArtishUp hoje é a melhor plataforma para isso?

  • Eles são uma startup americana, então você recebe em dólar, ou seja, muito mais valorizado que o real.
  • Por estarem começando recentemente, existem poucos artistas participando então a concorrência é baixa, você tem mais chances de ter sua arte divulgada por eles. Diferente de outras plataformas com milhares de artistas, seus produtos acabam sendo mais 1 no meio de milhões...
  • Os produtos não são vendidos apenas no site mas também nos maiores marketplaces do mundo (Amazon, eBay, Etsy...). Diferente dos outros que vendem apenas no site deles.
  • Margem de lucro maior, eles oferecem uma boa comissão por cada venda.

Esses são alguns dos motivos, além disso os fundadores são brasileiros e o propósito deles é ajudar a comunidade de artistas brasileira, portanto, sempre estão em contato com os artistas com um atendimento excepcional, se preocupando, pedindo feedback, como melhorar o studio e etc...

No momento essa startup ainda não está com cadastros abertos para qualquer usuário, eles estão selecionando alguns artistas mediante convite. Enquanto isso vocês podem aplicar e torcer para serem selecionados.

Nesse link eles falam um pouquinho mais sobre a ideia e explicam como fazer para se inscrever.

O site do Studio é: https://studio.artishup.com

Escolhendo os temas certos

Se você já tem algumas artes prontas isso é ótimo, pegue as que ficariam legais estampadas em produtos e pule para etapa de listagem, assim você economiza um tempo e seu portfolio já vai ganhando visibilidade enquanto você faz novas artes.

Quando você vai criar novas artes, é interessante que foque em temas que vão estar em alta nas próximas semanas, ou seja, várias pessoas vão estar procurando por esses assuntos exatamente nesse período.

Como descobrir os temas que vão estar em alta?

O Google tem uma ferramenta chamada Google Trends que mostra quais termos estão sendo mais buscados, nela você consegue aplicar vários filtros e segmentar melhor o que procura. Vale a pena dar uma explorada.

No nosso caso, vamos procurar temas que terão grande procura nas próximas semanas mas aí você nos pergunta "Como vamos saber o que os usuários vão buscar?" a resposta é se baseando no histórico dos anos anteriores.

Segue o passo a passo de como fazer isso:

  1. Acesse essa página. É o link para o Google Trends com alguns filtros já setados, ex. Local como Estados Unidos já que a maioria das vendas da ArtishUp acontecem lá e filtrado por Imagens pois os resultados são mais próximos com temas que podem ser estampados.

  2. No campo onde se seleciona o período da pesquisa, clique em "Custom time range" e escolha um período que seja começando do dia/mês em que você está porém do ano passado até cerca de 4 ou 5 semanas para frente.
    Ex. O dia em que escrevemos esse artigo é 18/05/2019. Então o período que vamos escolher vai ser de 18/05/2018 até 30/06/2018, ou seja, mesmo dia/mês do ano anterior até algumas semanas para frente.


    Fazemos isso com o objetivo de ver assuntos que foram tendências nesse período do ano passado e analisamos quais desses provavelmente podem se repetir esse ano.

  3. Feito isso, observe que teremos duas caixas, uma com Search Topics e outra com Search queries. Cada uma com cerca de 10 páginas. Explore os resultados que aparece ali, veja o que você sabe que vai se repetir esse ano. Alguns assuntos que o a página mostra você pode não conhecer, se preferir copie o termo e busque no Google para ter uma ideia do que se trata normalmente.



    No nosso exemplo da para ver que, nessa época em que pesquisamos, dia dos pais é um bom assunto, a copa do mundo tinha sido mas sabemos que acontece de 4 em 4 anos, verãocasamento também foram bons tópicos que surgiram.

  4. Por fim, você pode brincar mais com o Google Trends e buscar especificamente os termos que selecionou para ver sua periodicidade e volume de busca. Basta adicionar os termos no campo de texto da mesma página, escolher o período máximo disponível (2008 até agora) e então você vai poder ver desde 2008 como esses tópicos ficam relevantes.



    Você pode também trocar as categorias, ver os top assuntos ou os que mais se destacaram. Existem diversos filtros para explorar.

    O melhor de tudo é que ao criar artes com esses termos de tendência cíclica, ou seja, que se repetem de tempos em tempos. Todo ano suas artes vão acabar tendo destaque naquele período.
    Os produtos com artes para Dia dos Pais que você listar na ArtishUp, vão acabar tendo procura todos os anos já que esse feriado se repete.
    Artes de Copa do Mundo vão ter mais procura a cada 4 anos e assim por diante...

    Lembre-se apenas de cuidar com direitos autorais, não listem artes de filmes, seriados e etc que vocês não tem licença por mais que eles tenham uma grande procura. Saiba mais sobre direito autoral nesse outro post que criamos. 

Criando as artes

Agora que você já selecionou para qual ocasião e quais serão os temas à ser usado, chegou a hora de colocar a mão na massa e criar as artes. O importante é não criar apenas 1 arte de cada tema mas sim várias e o mais diferente possível uma da outra.

Quando dizemos o mais diferente possível uma da outra, significa ideias diferentes, não faça apenas uma arte e liste 100 produtos apenas trocando a cor de fundo dela. Pense que o cliente quando ver sua loja, ver suas artes, ele está procurando alguma coisa que chame a atenção, que seja do gosto dele e se você fizer várias artes desse tema muito similares uma das outras, simplesmente o cliente não vai conseguir ver tudo, vai se cansar e ir embora.

Segue algumas ideias de estilos que você pode seguir:

  • Quotes: Use sua criatividade e crie frases engraçadas ou emocionais, brinque com tipografia, elementos e formas. Veja alguns exemplos:




  • Patterns: Um pequeno elemento que se repete, criando um padrão podem ser uma boa pedida na hora de estampar capinhas de celular, observe:



  • Central element: Normalmente uma arte com um grande elemento central que pode ou não misturar os estilos acima. 


     

Portanto, tente diversificar ao máximo uma arte da outra, imagine que o cliente final quer ver várias ideias diferentes e quanto mais opções diferentes você conseguir mostrar, melhor.

 Além disso, fique atento as especificações de cada produto, lembre-se que a câmera de um determinado celular pode cobrir alguma parte importante da sua arte. Por isso siga fielmente o Design Guide que a ArtishUp fornece.

Listando os produtos

Na hora de listar seus produtos, pense muito bem como preencher cada campo corretamente. Lembre-se que Título e Tags fazem referência à arte, ou seja, não mencione nada relacionado ao produto e sim ao tema da sua arte.

A maioria dos marketplaces e sites de busca vão usar as palavras do seu título e das suas tags para comparar com o que o cliente procura e então exibir ou não seu produto, então na hora de escolher as tags tente pensar no máximo de palavras ou termos que sozinhos já são bem relacionados com a sua arte. Uma maneira de ter algumas ideias pode ser você perguntar a si mesmo:

"Qual palavra ou termo que caso um usuário buscasse no google faria muito sentido mostrar a minha arte?"

Não coloque palavras muito genéricas que não fazem sentido para sua arte só para tentar preencher o máximo de tags possível.

Para a arte da capinha de celular que mostramos acima faz muito sentido usar as palavras japanese, food, ebi, sake, maguro, sushi... pois são termos que caso um usuário esteja procurando por produtos com estampas de comida japonesa, sua arte é diretamente relacionada à esses termos.

Divulgando

É muito importante que você divulgue seu trabalho, compartilhe o link da sua loja com amigos, facebook, grupos, fóruns, blogs e etc.

Quando as pessoas entram na sua loja e visitam seus produtos, os marketplaces sabem que essa página em especifico esta recebendo uma visita de fora do site deles, o que é muito bom pois quando isso acontece com frequência eles ajudam a dar um impulso na visibilidade, priorizando seus produtos nas buscas e em categorias do site.

Além disso quando você compartilha seus links, todas pessoas que visitam a loja são potenciais clientes, eles podem comprar algum produto seu. Por isso divulgue ao máximo seu trabalho, especialmente em lugares em que seu público alvo está presente.

DICA IMPORTANTE: Foque na língua inglesa visto que a ArtishUp é uma empresa americana, a maioria de suas vendas são nos Estados Unidos ou para países que falam inglês.

Quer um exemplo? Você lista vários produtos com tema de casamento, quem pode ser um potencial cliente? Noivas, noivos, amigos e familiares deles... Procure grupos no Facebook sobre casamentos, fóruns de discussões sobre o assunto, divulgue seus produtos lá. Lembre-se de ler as regras de cada grupo e não fazer spam.
Outra forma de divulgar é em sites como o Quora onde usuários postam perguntas sobre qualquer coisa, inclusive "Where to find good souvenirs for brides?" e qualquer pessoa pode responder, inclusive você com o link da sua loja.

Repetindo o processo

No longo prazo, após umas 20 ou 30 vezes fazendo esse ciclo (selecionar temas, criar as artes, listar e divulgar) você vai ter pelo menos umas 100 artes diferentes com qualidade e, portanto, com muitas chances de vender mais frequentemente. Obviamente que não é fácil e nem rápido (se fosse assim todo mundo seria rico correto?) só quem é persistente consegue os melhores resultados.

Tudo isso é um efeito composto, se você continuar, só tende a aumentar e gerar cada vez mais dinheiro, por isso é muito importante ficar repetindo isso. Se parar de fazer esse ciclo, aos poucos tudo vai ir diminuindo até não vender mais nada pois os sites percebem que não há mais interação do artista e começam a não dar tanta prioridade já que ele abandonou suas artes. Claro que ainda sim por vender mas a frequência vai diminuindo.

O segredo do sucesso para crescer nos marketplaces é quantidade e qualidade, quanto mais artes você tem, mais visualizações começa ganhar e existem diversos mecanismos dos próprios marketplaces que ajudam a alavancar sua visibilidade.

Alguns exemplos:

  • Produtos relacionados: Suas artes começam ficar conectadas com outras similares, então o cliente que entrou na página do seu produto e não comprou, pode acabar vendo que você tem a arte Y pois está sendo exibido logo abaixo, gostar e comprar ela.

  • Tendências: Como dissemos anteriormente, se os marketplaces percebem que os produtos que você listou estão ganhando mais e mais visitas, provavelmente é porque eles são interessantes, então começam a mostrar os seus produtos na frente de outros (olha aí a importância de divulgar)

  • Venda cruzada: As vezes um cliente compra um produto aleatório, que não é o seu, mas o seu serve muito bem como um complemento então eles recomendam isso para o cliente. Ex: Alguém comprou um celular novo, eles recomendam uma capinha de celular (que poderia ser a sua) pois estão relacionados.

  • Padrão de comportamento: Se um cliente sempre compra produtos com o mesmo tema e você tem um produto daquele mesmo tema, começam fazer propaganda com o seu produto pois as chances de o cliente gostar e comprar são grandes.

  • Remarketing: Quando o cliente visita seu produto, talvez até chega a adicionar no carrinho mas por algum motivo não compra, então os marketplaces também começam mostrar propagandas em vários lugares para lembrar o cliente do seu produto e eventualmente comprar.

Viu só quantos mecanismos diferentes os marketplaces usam para tentar potencializar as vendas? Esses são só alguns deles, existem milhares de formas diferentes.

Agora imagina só a visibilidade e as chances de vender que você tem quando repete os passos desse artigo várias e várias vezes, é um efeito de bola de neve, quanto mais artes e mais produtos listados, maior é seu alcance e a probabilidade de ganhar dinheiro aumenta.

Vale lembrar que não estamos falando só de quantidade. A qualidade é um fator crucial para se ter sucesso por isso crie cada arte com calma, muito amor e dedicação pois de pouquinho em pouquinho você vai crescendo.